Hey!!
Como vocês já devem saber, no dia 21 de março estreou no Teatro Oi Casa Grande, Rio de Janeiro, o musical "Se eu fosse você". E claro que eu não poderia deixar de prestigiar mais este trabalho do nosso querido Bruno Sigrist! Vou compartilhar com vocês aqui as minhas impressões sobre esse musical. (Mas devo esclarecer antes que eu não tenho conhecimento técnico pra escrever uma resenha crítica ou algo do tipo. Isso aqui são só as opiniões de uma fã de musicais metida a besta. :P)
Assim como nos filmes "Se eu fosse você 1 e 2", o enredo principal é sobre um casal, Cláudio e Helena (interpretados por Nelson Freitas e Cláudia Netto), que depois de brigarem e decidirem se separar, trocam de corpos um com o outro. Além disso, a filha deles, Bia (Lua Blanco), descobre que está grávida do namorado Olavinho (Bruno Sigrist). Quando a menina vai contar a novidade para o pai, pensando estar falando com a mãe, ela tem uma reação muito diferente do normal. Isso e todos os conflitos que eles têm que enfrentar por estarem presos num corpo de outro sexo, tornam a história muito divertida!
O roteiro, que foi brilhantemente adaptado por Flávio Marinho, consegue inserir as músicas da Rita Lee de uma forma tão perfeita que é difícil de acreditar que elas não foram escritas especialmente para aquelas cenas. As coreografias são incríveis e lindas também. O cenário é muito original. São basicamente umas paredes e janelas "vazadas", com umas rodinhas que permitem que o próprio elenco as movimente (vou colocar o link de uma matéria que replica direitinho). Gostei muito dos figurinos também (especialmente os da Bia e do Olavinho). Não entendo muito dessa parte técnica, mas achei o musical muito bonito, esteticamente falando. A única coisa que eu não gostei foi a altura do palco. É alto demais! Prejudica a visão até. (Se você estiver lendo isso antes de comprar o ingresso, não compre nas primeiras 5 filas. Da E em diante é bem melhor. Não se preocupe porque não vai ficar longe, não vão ter cabeças na sua frente e você vai ter uma perspectiva muito melhor da peça do que eu tive na fila B.)
Agora o elenco... Ah, eles são um espetáculo à parte! Eu já sabia que o Bruno era sensacional, mas ele está ainda melhor nesse musical! A Lua Blanco também está incrível. Não acompanhava o trabalho dela antes e achei que ela é muito talentosa. O Nelson Freitas e a Fafy Siqueira eu já conhecia da TV e eles arrasam nas cenas de humor. Mas além disso eles cantam muito bem também. Adorei! Porém confesso pra vocês que a maior surpresa pra mim foi a Claudia Netto. Que atriz incrível! Que voz maravilhosa! Uma perfeita atriz de musicais! Aliás os solos dela, da Marya Bravo e da Kacau Gomes são de arrepiar (literalmente!)!
Esta montagem tem uma característica que, pra mim, foi bem marcante em comparação aos outros musicais que o Bruno fez e eu acompanhei. Boa parte do elenco não tem personagem nenhum, é ensemble. Eles fazem o coro e a maioria das coreografias. Mas o que eu mais "estranhei" é que o Bruno não estava no meio desse povo, ele é um dos protagonistas. Por isso ele não fica o tempo todo no palco cantando e dançando (como acontecia no Rock In Rio e no Cazuza), mas em compensação quando ele entra em cena, ele está no centro das atenções. O Bruno canta duas músicas com Lua ("Menino Bonito" e "Fruto Proibido"), duas com a Lua, Cláudia e Nelson ("Coisas da Vida" e "Mania de Você") e uma sozinho (Miss Brasil 2000, que é a última antes dos agradecimentos). Nem preciso dizer que ele arrasa, né? Eu nunca tinha visto ele cantando tão bem quanto nesse musical! Estou muito, muito orgulhosa!!
Se eu fosse você, não perdia esse musical por nada!
Beijinhos
Priscila R.